Volume 44, 2018 – publicação Contínua

HOMENAGEM

Educação popular e ensino superior em Paulo Freire
Beisiegel, Celso de Rui

Celso de Rui Beisiegel: o legado de um intelectual em defesa da educação popular pública

Sposito, Marilia Pontes

SEÇÃO: ENTREVISTA

Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers
Vidal, Diana; Rabelo, Rafaela

SEÇÃO: TRADUÇÃO

Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada
Vigotski, Lev Semionovich

Seção temática: ENSINO SUPERIOR

Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso
Inouye, Keika; Orlandi, Fabiana de Souza; Pavarini, Sofia Cristina Lost; Pedrazzani, Elisete Silva

Fraude académico en universitarios en Colombia: ¿Qué tan crónica es la enfermedad?
Martinez, Lina; Enrique Ramírez, R.

Gestión del tiempo en alumnado universitario con diferentes niveles de rendimiento académico
Umerenkova, Angélica Garzón; Flores, Javier Gil

Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos
Ramos, Milena Yumi

Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC
Xavier, Allan Moreira; Steil, Leonardo José

Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014
Wainer, Jacques; Melguizo, Tatiana

Aproximaciones a la deserción universitaria en Chile
Carvajal, Rosa Arancibia; Cervantes, Carmen Trigueros

Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil
Oliveira, Pedro Rodrigues de; Oesterreich, Silvia Aparecida; Almeida, Vera Luci de

¿Qué es relevante históricamente? Pensamiento histórico a través de las narrativas de los estudiantes universitarios
Egea Vivancos, Alejandro; Arias Ferrer, Laura

Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom
Mamede, Walner; Abbad, Gardênia S.

Forças e fraquezas do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília
Almeida, Alexandre Nascimento de

Formação superior rizomática: flexibilidade curricular proposta pela UFABC
Xavier, Allan Moreira; Steil, Leonardo José

SEÇÃO: ARTIGOS

Política editorial de traduções: John Dewey na Coleção Cultura, Cociedade e Educação, dirigida por Anísio Teixeira
Toledo, Maria Rita de Almeida

Modelo de predicción de la deserción estudiantil de primer año en la Universidad Bernardo O´Higgins
Pérez, Alexis Matheu; Escobar, Claudio Ruff; Toledo, Marcelo Ruiz; Gutierrez, Luis Benites; Reyes, Germán Morong

(In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso
Silva Neto, Cláudio Marques da; Barretto, Elba Siqueira de Sá

Desarrollo de la competencia de análisis de la idoneidad didáctica en futuros profesores de matemática
Giacomone, Belén; Godino, Juan D.; Beltrán-Pellicer, Pablo

Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano
Weiduschadt, Patrícia; Fischer, Beatriz Teresinha Daudt

No es copia fiel. Procesos de estigmatización en la narrativa fotográfica de las coberturas mediáticas
Kaplan, Carina V.; Saez, Virginia

A altivez da ignorância matemática: Superbia Ignorantiam Mathematicae
Attie, João Paulo; Moura, Manoel Oriosvaldo de

TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens
Ferreira, Giselle Martins dos Santos; Castiglione, Rafael Guilherme Mourão

Algunos factores asociados al desempeño académico en matemáticas y sus proyecciones en la formación docente
Cerda, Gamal; Pérez, Carlos; Aguilar, Manuel; Aragón, Estíbaliz

A literatura na formação de futuros cientistas: lição de Frankenstein
Reginato, Valdir; Gallian, Dante Marcello Claramonte; Marra, Suzie

Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
Silva, Flaviany Ribeiro da; Assis, Simone Gonçalves

Representações de alunos sobre a integração curricular das TIC no ensino básico
Cruz, Elisabete

O lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná
Vandresen, Daniel Salésio; Gelamo, Rodrigo Pelloso

Práticas pedagógicas num Território Educativo de Intervenção Prioritária
Bastos, Fernanda; Costa-Lobo, Cristina; Pereira, Carla Santos

O ensino secundário centrado nas artes: percepções de jovens do norte de Portugal
Freires, Thiago; Pereira, Fátima

Programas socioeducativos y regulación del trabajo docente en el nivel secundario
Meo, Analía Inés; Milstein, Diana

Control ideológico en los programas secundarios transitorios en Historia y Ciencias Sociales (1974-1981)
Aguayo, Sebastián Neut

Relacionalidad y construcción cultural en la educación temprana: diálogo entre pares menores de 18 meses
Troncoso, Eugenia Pizarro; Arévalo, Sergio Toro

Remuneração de professores de educação básica nos setores público e privado na esfera municipal
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola; Benini, Élcio Gustavo; Dias, Bruna Mendes; Sauer, Leandro

O escritor da pena feiticeira: João Köpke (1852-1926)
Ferreira, Norma Sandra de Almeida

Walking ethnography e entrevistas na análise de experiências estéticas no Cerrado
Iared, Valéria Ghisloti; Oliveira, Haydée Torres de

Dirección escolar y liderazgo pedagógico: un análisis de contenido del discurso de los directores de centros educativos en la Comunidad Autónoma de Andalucía (España)
Ritacco Real, Maximiliano; Amores Fernández, Francisco Javier

Como se constitui o discurso de professores iniciantes em sala de aula
Lobato, Anderson Cezar; Quadros, Ana Luiza de

Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio
Okasaki, Aymê; Kanamaru, Antonio Takao

Isócrates, professor de philosophía
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei

Inicios de las Boys Town en España: la Ciudad de los Muchachos de Vallecas (Madrid)
Pericacho Gómez, Francisco Javier; Andrés-Candelas, Mario

A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule
Kuhn, Malcus Cassiano; Bayer, Arno

Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática
Rabelo, Rafaela Silva

Monoculturalism in pedagogical practices along basic teacher education in La Araucanía, Chile
Arias-Ortega, Katerin; Quintriqueo M., Segundo; Valdebenito Z., Vanessa

“Quem ensina também aprende” : a formação pela prática de professores primários na província do Paraná
França, Franciele Ferreira; Souza, Gizele de

¿Qué nos revelan los instrumentos de observación de aula sobre clases de matemática en escuelas con trayectoria de mejoramiento?
Martínez, Ma. Victoria; Godoy, Felipe; Treviño, Ernesto; Varas, Leonor; Fajardo, Gabriela

Representações sociais sobre a permanência na docência: o que dizem docentes do ensino fundamental?
Nascimento, Ivany Pinto; Rodrigues, Sônia Eli Cabral

A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
Pádua, Marcus Alexandre de; Triani, Felipe da Silva; Cavalcanti, Eliane Cristina Tenório; Novikoff, Cristina

Estudio de casos: tensiones y desafíos en la elaboración de la normativa escolar en Chile
Kroyer, Oscar Nail; Guzmán, Jorge Valdivia; Aguayo, Jorge Gajardo; Almanzor, Carmen Viejo; Salinas, Ricardo Salas; Torres, Gabriel Romero

Hierarquias escolares: desempenho e popularidade
Crochík, José Leon; Dias, Marian Ávila de Lima; Freller, Cintia Copit; Correa, Alex Sandro; Correia, Rodrigo Nuno Peiró

Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey
Fernandes, José Pedro Matos; Araújo, Alberto Filipe; García del Dujo, Ángel

A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos
Sposito, Marilia Pontes; Souza, Raquel; Silva, Fernanda Arantes e

Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes; Marandino, Martha

Resultados e opiniões dos alunos sobre a implantação do ensino a distância em aulas de fonética e fonologia na Universidade Airlangga
Kwary, Deny A.; Fauzie, Sarah

Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte – MUnA
Araújo, Gustavo Cunha de

Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação
Conte, Elaine; Ourique, Maiane Liana Hatschbach

Desenvolvimento numérico de pré-escolares equatorianos: o papel do nível sócio econômico, da qualidade da educação matemática inicial e do tipo de escola
Bojorque, Gina; Torbeyns, Joke; Nijlen, Daniël Van; Verschaffel, Lieven

“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Lima Neto, Avelino Aldo de; Nóbrega, Terezinha Petrucia da

A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado
Cainelli, Marlene; Barca, Isabel

Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambiental
Amaral, Augusto Luis Medeiros; Gentini, Alfredo Guillermo Martin; Amaral, Raquel Avila

Actualidad de la renovación pedagógica en la Comunidad de Madrid: un estudio a través de centros escolares representativos
Gómez, Francisco Javier Pericacho; Andrés-Candelas, Mario

EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física
Nunes, Mário Luiz Ferrari; Neira, Marcos Garcia

Cinema, educação e imaginários contemporâneos: estudos hermenêuticos sobre distopia, niilismo e afirmação nos filmes O som ao redor, O cavalo de Turim e Sono de inverno
Almeida, Rogério de

La labor tutorial y su impacto en la formación científico-investigativa inicial del docente
Mirabal, Diane González; Caballero, Gustavo Esteban Achiong

Escolas, cidades e seus patrimônios: dinâmicas escolares de patrimonialização cultural
Silva, Rodrigo Manoel Dias da

A aquisição da leitura em leitores principiantes: erros típicos no português europeu
Simões, Edlia; Martins, Margarida Alves

Educación, racismo cultural y seguridad nacional: la escuela intercultural en contextos de violencia
Lepe-Carrión, Patricio

Niveles de conciencia del profesorado en su función orientadora: una tipología enmarcada en la lógica difusa
Aguilés, Alícia Villar; Gago, Sonsoles San Román; Dobon, Francesc J. Hernàndez i

La producción de escritos en educación: reflexiones sobre la firma
Mihal, Ivana

Gamificación en educación: una panorámica sobre el estado de la cuestión
Ortiz-Colón, Ana-M.; Jordán, Juan; Agredal, Míriam

Utilización de una herramienta TIC para la enseñanza del inglés en un contexto rural
Lizasoain C., Andrea; Ortiz de Zárate F., Amalia; Becchi Mansilla, Claudia

 

Volume 43, n. 2, abr./jun. de 2017

Editorial

Processos educativos e formação dos indivíduos na contemporaneidade
Bontempi Jr, Bruno; Pietri, Emerson de

Artigos

Diálogos em delay:especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico
Aquino, Julio Groppa

Didática do meio:o aprender e o exemplo
Bampi, Lisete; Camargo, Gabriel Dummer

Vivencias de practicantes de pedagogías en ciencias: prácticas de conocimiento científico y pedagógico
Vergara, Marcela Gaete; González, Johanna Camacho

Arrastão ou lagarteado? Dinâmicas em torno da prática docente na Fundação CASA
Olic, Mauricio Bacic

La didáctica de la literatura: hacia la consolidación del campo
Munita, Felipe

O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
Pereira, Íris Susana Pires

Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica
Chiaro, Sylvia De; Aquino, Kátia Aparecida da Silva

O impacto, sobre estudantes brasileiros, de uma linguagem visual para aprender a aprender conjuntamente
Ferreira, Deller James; Ruas, Kelly; Barreto, Vivian Laís; Melo, Tatiane F. N.; Ramada, Mariana Soller; Wegerif, Rupert

Reflexiones en comunidad de práctica sobre Triángulos imposibles en clase de matemáticas
Solano, Luis Alexander Conde; Rico, Sandra Evely Parada; Leal, Jorge Enrique Fiallo

Evolução do perfil didático-pedagógico do professor-engenheiro
Molisani, André Luiz

O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
Cruz, Giseli Barreto da; Magalhães, Priscila Andrade

Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
Vieira, Renata de Almeida; Almeida, Maria Isabel de

¿Qué textos leen en primer año los estudiantes de Psicología?
Penna, María Micaela Villalonga; Padilla, Constanza

Análisis de las dificultades de futuros profesores de química al leer críticamente un artículo de prensa
Silva, Márcia Gorette Lima da; Bargalló, Conxita Marquez; Prat, Begonya Oliveras;

Análisis sincrónico de la gobernanza universitaria: una mirada teórica a los años sesenta y setenta
Ganga, Francisco; Quiroz, Juan; Fossatti, Paulo

Indústria e universidade: a cooperação internacional e institucional e o protagonismo da mobilidade estudantil nos sistemas de inovação da Alemanha
Racy, Joaquim Carlos; Silva, Everton de Almeida

 Entrevista

Individualização e processos de construção identitária na contemporaneidade: a perspectiva de François de Singly
Rego, Teresa Cristina; Moraes, José Geraldo Vinci de

 

Volume 42, n. 4, out./dez. de 2016

Clique na capa para fazer o download do número completo em pdf.

Clique na capa para fazer o download do número completo em pdf.

 

 

 

SUMÁRIO

Editorial
Olhar o outro, olhar a si, olhar junto
Salvadori, Maria Ângela Borges

Artigos

Educação escolar indígena e projetos comunitários de futuro
Abbonizio, Aline; Ghanem, Elie

Currículo escolar, conocimiento [matemático] y prácticas sociales: posibilidades otras en una comunidad indígena Gunadule
Tamayo-Osorio, Carolina

Elementos espirituais, simbólicos e afetivos na construção da escola mbyá guarani
Stumpf, Beatriz Osorio; Bergamaschi, Maria Aparecida

Buenos docentes universitarios: ¿Qué dicen los estudiantes?
Merellano-Navarro, Eugenio; Almonacid-Fierro, Alejandro; Moreno-Doña, Alberto; Castro-Jaque, Cesar

Estamos todos juntos: el cierre de la Escuela Rural desde la perspectiva de los niños
Núñez, Carmen Gloria; Peña, Mónica; Cubillos, Francisco; Solorza, Héctor

Evaluación de los programas de reescolarización en Chile: la perspectiva de los estudiantes
Díaz, Oscar Espinoza; Campos, Javier Loyola; Guajardo, Dante Castillo; Fiegehen, Luis Eduardo González

Ocio y usos del tiempo libre en adolescentes de 12 a 16 años en España
Crespo, Laura Varela; Pernas, Rita Gradaílle; Bóo, Yésica Teijeiro

Representaciones sociales de un grupo de estudiantes universitarios colombianos sobre el ambiente
Méndez, Alejandro Rico

Da fabricação das escolhas escolares aos recursos informativos de suporte: o discurso adolescente em análise
Vieira, Maria Manuel; Melo, Maria Benedita Portugal e; Pappámikail, Lia

Autoridade docente: repensar um conceito
Moreira, Thiago Miranda dos Santos

O ritual da lição na pedagogia: o aspecto performativo
Carvalho, Rosângela Tenório de

El profesor como catalizador de energía emocional frente a la ambivalencia del nuevo entorno tecno-educativo
Romero Moñivas, Jesús

Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente
Souto, Romélia Mara Alves

Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva; Permisán, Cristina Goenechea

A emergência da singularidade em uma cena didática de uma aula de geometria
Costa, Eveline Vieira; Lyra, Maria C. D. P.

Entrevista

Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz
Lima, Ana Laura Godinho; Gil, Natália de Lacerda

Relação de pareceristas ad hoc (2015-2016)

Volume 42, n. 3, jul./set. de 2016

Clique na capa para baixar o número completo em pdf.

Clique na capa para baixar o número completo em pdf.

Editorial
A ciência, sua racionalidade e os governos
Setton, Maria Graça Jacintho; Vianna, Cláudia Pereira

Artigos

Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX
Barros, Surya Pombo de

Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores
Lopes, Juliana Crespo; Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto; Barbato, Mariana; Pedroza, Regina Lucia Sucupira

Incluindo quem? Um exame de indicadores socioeconômicos do Programa de Inclusão Social da USP
Piotto, Débora Cristina; Nogueira, Maria Alice

A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
Gandin, Luís Armando; Lima, Iana Gomes de

Desfazendo os nós heteronormativos da escola: contribuições dos estudos culturais e dos movimentos LGBTTT
Pinho, Raquel; Pulcino, Rachel

O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas
Cunha, Luiz Antônio

Masculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticos
Barbosa, Lucas Alves Lima

Professores de educação infantil e temas sobre inclusão de crianças com deficiência no ensino regular
Carvalho, Alexandre Freitas; Coelho, Vitor Antonio Cerignoni; Tolocka, Rute Estanislava

Trayectorias académicas en los estudios sobre géneros y sexualidades: tensiones entre profesionalización, activismo y experiencia biográfica
Blanco, Rafael

Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930: embates em defesa da escola nova
Moraes, José Damiro de

Tecnologias de gênero, dispositivo de infantilidade, antecipação da alfabetização:conflitos na produção de corpos generificados
Caldeira, Maria Carolina da Silva; Paraíso, Marlucy Alves

A cor da reprovação: fatores associados à reprovação dos alunos do ensino médio
Franceschini, Vanessa Lima Caldeira; Miranda-Ribeiro, Paula; Gomes, Marília Miranda Forte

Educação, empoderamento e lutas pelo reconhecimento: a questão dos direitos de cidadania
Barbosa, Manuel Gonçalves; Mühl, Eldon Henrique

Desigualdades de gênero na universidade pública:a prática dos docentes das ciências agrárias em estudo
Fiúza, Ana Louise de Carvalho; Pinto, Neide Maria de Almeida; Costa, Elenice Rosa

Entrevista

Sociologia da educação, reprodução das desigualdades e novas formas de dominação
Tomizaki, Kimi

Tradução

Viagens em Troia com Freire:a tecnologia como um agente de emancipação
Blikstein, Paulo

 

Volume 41, n. 3, jul./set. de 2015

capa 3 png

 Clique sobre a capa para fazer download da edição completa em pdf.

SUMÁRIO

Editorial

Dos processos de ensinar e aprender
Almeida, Maria Isabel de

Artigos

Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações
Franco, Maria Amélia Santoro

Concept formation: comparing cognitive and cultural-historical approaches
Ramos Serpa, Gerardo; López Falcón, Adriana

A model for teaching argumentation in science class
Ruiz Ortega, Francisco Javier; Tamayo Alzate, Oscar Eugenio; Márquez Bargalló, Conxita

A formação de conceitos em adultos não escolarizados
Barros Filho, Delma; Bastos, Ana Cecília de Sousa B.

O tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo padrão às simultaneidades
Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de

O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da experiência em Cuiabá (MT)
Araújo, Gustavo Cunha de; Oliveira, Ana Arlinda de

Análise sociológica da didática museal: os sujeitos pedagógicos e a dinâmica de constituição do discurso expositivo
Marandino, Martha

A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas
Festas, Maria Isabel Ferraz

What and how to observe interactions to understand teachers’ educational authority
Meza, Marisa; Cox, Pilar; Zamora, Guillermo

Aspectos da resistência na atividade docente
Vieira, Almir Martins; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Antunes, Maria Thereza Pompa

Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais
Soares, Tufi Machado; Fernandes, Neimar da Silva; Nóbrega, Mariana Calife; Nicolella, Alexandre C.

Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres
Melsert, Ana Luísa de Marsilllac; Bock, Ana Merces Bahia

O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios
Vianna, Cláudia Pereira

 Entrevista

Processos migratórios e letramento na era digital globalizada: entrevista com Catherine Vieira
Pietri, Emerson de; Nagata, Aline Akemi

 

Volume 40, jan./dez. 2014

Imagem

Para visualizar o sumário de cada edição e baixar os artigos, clique sobre a capa do exemplar.

v. 40, n.1 v. 40, n.2capa v.40, n3v. 40, n.04
Volume 40, n. 4

Volume 39, jan./dez. 2013

 

Para visualizar o sumário de cada edição e baixar os artigos, clique sobre a capa do exemplar.

capa v.39, n.2 capa v.39. n.03 capa v.39, n.4