Volume 43, n. 3, jul./set. de 2017

Editorial

 A estrutura da escola: uma perspectiva multidimensional
Setton, Maria da Graça Jacintho

Artigos

A pós-graduação e a pesquisa sobre/na educação básica: relações e proposições
Silva, Antonia Almeida; Jacomini, Márcia Aparecida

Tecnologías de gobierno en la formación de profesionales de la salud en una universidad tradicional
Carrasco-Madariaga, Jimena; Apablaza-Santis, Marcela

Conocimiento pedagógico: explorando nuevas aproximaciones
Guerra, Paula; Montenegro, Helena

Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula
Cunha Júnior, Fernando Rezende da

Estratégias de intervenção do serviço social nas políticas de escolarização: uma análise contemporânea
Dentz, Marta von; Silva, Roberto Rafael Dias da

(Des)vinculações de Planos Municipais de Educação metropolitanos com outros instrumentos de gestão local da educação
Souza, Donaldo Bello de; Alcântara, Alzira Batalha

Sentidos de política e/de gestão nas pesquisas sobre a escola
Abdian, Graziela Zambão; Andrade, Éderson; Parro, Ana Lúcia Garcia

A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz
Signor, Rita de Cassia Fernandes; Berberian, Ana Paula; Santana, Ana Paula

Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal
Rodríguez, Jesús Rodríguez; Paiva, Margarida Delgado

Las emociones en el profesorado: el afecto y el enfado como recursos para el disciplinamiento
Lapponi, Silvina Funes

O encontro reflexivo como possibilidade de intervenção clínica em instituição educacional e grupo comunitário
Barreiros, Gilberto Ferreira; Morato, Henriette Tognetti Penha

Sobre a legitimação do campo do gênero na ANPEd
Ferreira, Márcia Ondina Vieira; Coronel, Márcia Cristiane Völz Klumb

Inclusão de mulheres camponesas na universidade: entre sonhos, desafios e lutas
Faleiro, Wender; Farias, Magno Nunes

Escola do campo: relação entre conhecimentos, saberes e culturas
Conte, Isaura Isabel; Ribeiro, Marlene

Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)
Jinzenji, Mônica Yumi; Luz, Iza Rodrigues da; Campos, Regina Helena de Freitas

Disidencias sexuales en el sistema escolar chileno: represión e invisibilización
Espejo, Juan Cornejo

Religião, formação docente e socialização de gênero
Knoblauch, Adriane

Entrevista

Tratar e educar o autismo: cenário político atual – entrevista com Pierre Delion
Kupfer, Maria Cristina Machado; Voltolini, Rinaldo

Volume 43, n. 2, abr./jun. de 2017

Editorial

Processos educativos e formação dos indivíduos na contemporaneidade
Bontempi Jr, Bruno; Pietri, Emerson de

Artigos

Diálogos em delay:especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico
Aquino, Julio Groppa

Didática do meio:o aprender e o exemplo
Bampi, Lisete; Camargo, Gabriel Dummer

Vivencias de practicantes de pedagogías en ciencias: prácticas de conocimiento científico y pedagógico
Vergara, Marcela Gaete; González, Johanna Camacho

Arrastão ou lagarteado? Dinâmicas em torno da prática docente na Fundação CASA
Olic, Mauricio Bacic

La didáctica de la literatura: hacia la consolidación del campo
Munita, Felipe

O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
Pereira, Íris Susana Pires

Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica
Chiaro, Sylvia De; Aquino, Kátia Aparecida da Silva

O impacto, sobre estudantes brasileiros, de uma linguagem visual para aprender a aprender conjuntamente
Ferreira, Deller James; Ruas, Kelly; Barreto, Vivian Laís; Melo, Tatiane F. N.; Ramada, Mariana Soller; Wegerif, Rupert

Reflexiones en comunidad de práctica sobre Triángulos imposibles en clase de matemáticas
Solano, Luis Alexander Conde; Rico, Sandra Evely Parada; Leal, Jorge Enrique Fiallo

Evolução do perfil didático-pedagógico do professor-engenheiro
Molisani, André Luiz

O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
Cruz, Giseli Barreto da; Magalhães, Priscila Andrade

Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
Vieira, Renata de Almeida; Almeida, Maria Isabel de

¿Qué textos leen en primer año los estudiantes de Psicología?
Penna, María Micaela Villalonga; Padilla, Constanza

Análisis de las dificultades de futuros profesores de química al leer críticamente un artículo de prensa
Silva, Márcia Gorette Lima da; Bargalló, Conxita Marquez; Prat, Begonya Oliveras;

Análisis sincrónico de la gobernanza universitaria: una mirada teórica a los años sesenta y setenta
Ganga, Francisco; Quiroz, Juan; Fossatti, Paulo

Indústria e universidade: a cooperação internacional e institucional e o protagonismo da mobilidade estudantil nos sistemas de inovação da Alemanha
Racy, Joaquim Carlos; Silva, Everton de Almeida

 Entrevista

Individualização e processos de construção identitária na contemporaneidade: a perspectiva de François de Singly
Rego, Teresa Cristina; Moraes, José Geraldo Vinci de

 

Volume 43, n. 1, jan./mar. de 2017

PDF_Icon_MINIEditorial
Prieto, Rosângela Gavioli

Artigos

PDF_Icon_MINIOs cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente
Pimenta, Selma Garrido; Fusari, José Cerchi; Pedroso, Cristina Cinto Araujo; Pinto, Umberto de Andrade

PDF_Icon_MINIFactores que influyen en la elección de las carreras de pedagogía en Colombia
Said-Hung, Elias; Gratacós, Gloria; Cobos, Jorge Valencia

PDF_Icon_MINIFormação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
Nascimento, Maria das Graças C. de Arruda; Reis, Rosemary F. dos

PDF_Icon_MINITrabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa
Nunes, Claudio Pinto; Oliveira, Dalila Andrade

PDF_Icon_MINIQualidade da formação de pedagogos na perspectiva da oferta do Parfor Presencial
Souza, Valdinei Costa

PDF_Icon_MINIFormación de docentes reflexivos: un enfoque en construcción y disputa
Ruffinelli, Andrea

PDF_Icon_MINIPolíticas de formação de professores(as) universitários(as) em São Paulo e Catalunha: tendências e desafios
Silva, Luciana Leandro da

PDF_Icon_MINIEvaluación de la alfabetización digital y pedagógica en TIC, a partir de las opiniones de estudiantes en Formación Inicial Docente
Rubilar, Pedro Sandoval; Alveal, Francisco Rodriguez; Fuentes, Ana Carolina Maldonado

PDF_Icon_MINIEducação infantil no estado de São Paulo: condições de atendimento e perfil das crianças
Fernandes, Fabiana Silva; Domingues, Juliana dos Reis

PDF_Icon_MINICenas do cotidiano na educação infantil: desafios da integração entre cuidado e educação
Monção, Maria Aparecida Guedes

PDF_Icon_MINIPátios de escolas de educação infantil: entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios
Toledo, Maria Leonor Pio Borges de

PDF_Icon_MINIRepresentações em disputa sobre a educação da criança pela família (Província do Paraná, 1853-1889)
Anjos, Juarez José Tuchinski dos

PDF_Icon_MINIEducação de surdos no Brasil e Portugal:políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente
Santos, Angela Nediane dos; Coelho, Orquídea Manuela Braga e Soares; Klein, Madalena

PDF_Icon_MINIDescentralização da educação de surdos no Brasil e seus desdobramentos no Espírito Santo
Rodrigues, Ednalva Gutierrez; Gontijo, Cláudia Maria Mendes

PDF_Icon_MINIEscolarização das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul ante o direito à educação
Haas, Clarissa; Silva, Mayara Costa da; Ferraro, Alceu Ravanello

PDF_Icon_MINIAnálise do projeto pedagógico e da grade curricular dos cursos de licenciatura em educação especial
Oliveira, Patricia Santos de; Mendes, Enicéia Gonçalves

Entrevista

PDF_Icon_MINIEducação inclusiva e seus desafios: uma conversa com David Rodrigues
Sofiato, Cássia Geciauskas; Angelucci, Carla Biancha

Volume 42, n. 4, out./dez. de 2016

Clique na capa para fazer o download do número completo em pdf.

Clique na capa para fazer o download do número completo em pdf.

 

 

 

SUMÁRIO

Editorial
Olhar o outro, olhar a si, olhar junto
Salvadori, Maria Ângela Borges

Artigos

Educação escolar indígena e projetos comunitários de futuro
Abbonizio, Aline; Ghanem, Elie

Currículo escolar, conocimiento [matemático] y prácticas sociales: posibilidades otras en una comunidad indígena Gunadule
Tamayo-Osorio, Carolina

Elementos espirituais, simbólicos e afetivos na construção da escola mbyá guarani
Stumpf, Beatriz Osorio; Bergamaschi, Maria Aparecida

Buenos docentes universitarios: ¿Qué dicen los estudiantes?
Merellano-Navarro, Eugenio; Almonacid-Fierro, Alejandro; Moreno-Doña, Alberto; Castro-Jaque, Cesar

Estamos todos juntos: el cierre de la Escuela Rural desde la perspectiva de los niños
Núñez, Carmen Gloria; Peña, Mónica; Cubillos, Francisco; Solorza, Héctor

Evaluación de los programas de reescolarización en Chile: la perspectiva de los estudiantes
Díaz, Oscar Espinoza; Campos, Javier Loyola; Guajardo, Dante Castillo; Fiegehen, Luis Eduardo González

Ocio y usos del tiempo libre en adolescentes de 12 a 16 años en España
Crespo, Laura Varela; Pernas, Rita Gradaílle; Bóo, Yésica Teijeiro

Representaciones sociales de un grupo de estudiantes universitarios colombianos sobre el ambiente
Méndez, Alejandro Rico

Da fabricação das escolhas escolares aos recursos informativos de suporte: o discurso adolescente em análise
Vieira, Maria Manuel; Melo, Maria Benedita Portugal e; Pappámikail, Lia

Autoridade docente: repensar um conceito
Moreira, Thiago Miranda dos Santos

O ritual da lição na pedagogia: o aspecto performativo
Carvalho, Rosângela Tenório de

El profesor como catalizador de energía emocional frente a la ambivalencia del nuevo entorno tecno-educativo
Romero Moñivas, Jesús

Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente
Souto, Romélia Mara Alves

Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva; Permisán, Cristina Goenechea

A emergência da singularidade em uma cena didática de uma aula de geometria
Costa, Eveline Vieira; Lyra, Maria C. D. P.

Entrevista

Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz
Lima, Ana Laura Godinho; Gil, Natália de Lacerda

Relação de pareceristas ad hoc (2015-2016)

Volume 42, n. 3, jul./set. de 2016

Clique na capa para baixar o número completo em pdf.

Clique na capa para baixar o número completo em pdf.

Editorial
A ciência, sua racionalidade e os governos
Setton, Maria Graça Jacintho; Vianna, Cláudia Pereira

Artigos

Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX
Barros, Surya Pombo de

Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores
Lopes, Juliana Crespo; Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto; Barbato, Mariana; Pedroza, Regina Lucia Sucupira

Incluindo quem? Um exame de indicadores socioeconômicos do Programa de Inclusão Social da USP
Piotto, Débora Cristina; Nogueira, Maria Alice

A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
Gandin, Luís Armando; Lima, Iana Gomes de

Desfazendo os nós heteronormativos da escola: contribuições dos estudos culturais e dos movimentos LGBTTT
Pinho, Raquel; Pulcino, Rachel

O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas
Cunha, Luiz Antônio

Masculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticos
Barbosa, Lucas Alves Lima

Professores de educação infantil e temas sobre inclusão de crianças com deficiência no ensino regular
Carvalho, Alexandre Freitas; Coelho, Vitor Antonio Cerignoni; Tolocka, Rute Estanislava

Trayectorias académicas en los estudios sobre géneros y sexualidades: tensiones entre profesionalización, activismo y experiencia biográfica
Blanco, Rafael

Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930: embates em defesa da escola nova
Moraes, José Damiro de

Tecnologias de gênero, dispositivo de infantilidade, antecipação da alfabetização:conflitos na produção de corpos generificados
Caldeira, Maria Carolina da Silva; Paraíso, Marlucy Alves

A cor da reprovação: fatores associados à reprovação dos alunos do ensino médio
Franceschini, Vanessa Lima Caldeira; Miranda-Ribeiro, Paula; Gomes, Marília Miranda Forte

Educação, empoderamento e lutas pelo reconhecimento: a questão dos direitos de cidadania
Barbosa, Manuel Gonçalves; Mühl, Eldon Henrique

Desigualdades de gênero na universidade pública:a prática dos docentes das ciências agrárias em estudo
Fiúza, Ana Louise de Carvalho; Pinto, Neide Maria de Almeida; Costa, Elenice Rosa

Entrevista

Sociologia da educação, reprodução das desigualdades e novas formas de dominação
Tomizaki, Kimi

Tradução

Viagens em Troia com Freire:a tecnologia como um agente de emancipação
Blikstein, Paulo

 

Volume 41, n. 3, jul./set. de 2015

capa 3 png

 Clique sobre a capa para fazer download da edição completa em pdf.

SUMÁRIO

Editorial

Dos processos de ensinar e aprender
Almeida, Maria Isabel de

Artigos

Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações
Franco, Maria Amélia Santoro

Concept formation: comparing cognitive and cultural-historical approaches
Ramos Serpa, Gerardo; López Falcón, Adriana

A model for teaching argumentation in science class
Ruiz Ortega, Francisco Javier; Tamayo Alzate, Oscar Eugenio; Márquez Bargalló, Conxita

A formação de conceitos em adultos não escolarizados
Barros Filho, Delma; Bastos, Ana Cecília de Sousa B.

O tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo padrão às simultaneidades
Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de

O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da experiência em Cuiabá (MT)
Araújo, Gustavo Cunha de; Oliveira, Ana Arlinda de

Análise sociológica da didática museal: os sujeitos pedagógicos e a dinâmica de constituição do discurso expositivo
Marandino, Martha

A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas
Festas, Maria Isabel Ferraz

What and how to observe interactions to understand teachers’ educational authority
Meza, Marisa; Cox, Pilar; Zamora, Guillermo

Aspectos da resistência na atividade docente
Vieira, Almir Martins; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Antunes, Maria Thereza Pompa

Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais
Soares, Tufi Machado; Fernandes, Neimar da Silva; Nóbrega, Mariana Calife; Nicolella, Alexandre C.

Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres
Melsert, Ana Luísa de Marsilllac; Bock, Ana Merces Bahia

O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios
Vianna, Cláudia Pereira

 Entrevista

Processos migratórios e letramento na era digital globalizada: entrevista com Catherine Vieira
Pietri, Emerson de; Nagata, Aline Akemi

 

Volume 40, jan./dez. 2014

Imagem

Para visualizar o sumário de cada edição e baixar os artigos, clique sobre a capa do exemplar.

v. 40, n.1 v. 40, n.2capa v.40, n3v. 40, n.04
Volume 40, n. 4

Volume 39, jan./dez. 2013

 

Para visualizar o sumário de cada edição e baixar os artigos, clique sobre a capa do exemplar.

capa v.39, n.2 capa v.39. n.03 capa v.39, n.4