Volume 43, n. 3, jul./set. de 2017

Editorial

 A estrutura da escola: uma perspectiva multidimensional
Setton, Maria da Graça Jacintho

Artigos

A pós-graduação e a pesquisa sobre/na educação básica: relações e proposições
Silva, Antonia Almeida; Jacomini, Márcia Aparecida

Tecnologías de gobierno en la formación de profesionales de la salud en una universidad tradicional
Carrasco-Madariaga, Jimena; Apablaza-Santis, Marcela

Conocimiento pedagógico: explorando nuevas aproximaciones
Guerra, Paula; Montenegro, Helena

Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula
Cunha Júnior, Fernando Rezende da

Estratégias de intervenção do serviço social nas políticas de escolarização: uma análise contemporânea
Dentz, Marta von; Silva, Roberto Rafael Dias da

(Des)vinculações de Planos Municipais de Educação metropolitanos com outros instrumentos de gestão local da educação
Souza, Donaldo Bello de; Alcântara, Alzira Batalha

Sentidos de política e/de gestão nas pesquisas sobre a escola
Abdian, Graziela Zambão; Andrade, Éderson; Parro, Ana Lúcia Garcia

A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz
Signor, Rita de Cassia Fernandes; Berberian, Ana Paula; Santana, Ana Paula

Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal
Rodríguez, Jesús Rodríguez; Paiva, Margarida Delgado

Las emociones en el profesorado: el afecto y el enfado como recursos para el disciplinamiento
Lapponi, Silvina Funes

O encontro reflexivo como possibilidade de intervenção clínica em instituição educacional e grupo comunitário
Barreiros, Gilberto Ferreira; Morato, Henriette Tognetti Penha

Sobre a legitimação do campo do gênero na ANPEd
Ferreira, Márcia Ondina Vieira; Coronel, Márcia Cristiane Völz Klumb

Inclusão de mulheres camponesas na universidade: entre sonhos, desafios e lutas
Faleiro, Wender; Farias, Magno Nunes

Escola do campo: relação entre conhecimentos, saberes e culturas
Conte, Isaura Isabel; Ribeiro, Marlene

Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)
Jinzenji, Mônica Yumi; Luz, Iza Rodrigues da; Campos, Regina Helena de Freitas

Disidencias sexuales en el sistema escolar chileno: represión e invisibilización
Espejo, Juan Cornejo

Religião, formação docente e socialização de gênero
Knoblauch, Adriane

Entrevista

Tratar e educar o autismo: cenário político atual – entrevista com Pierre Delion
Kupfer, Maria Cristina Machado; Voltolini, Rinaldo