Volume 44, 2018 – publicação Contínua

EDITORIAL
Desafios e possibilidades da publicação contínua para o trabalho dos editores de periódicos científicos
Prieto, Rosângela Gavioli; Pietri, Émerson de

HOMENAGEM

Educação popular e ensino superior em Paulo Freire
Beisiegel, Celso de Rui

Celso de Rui Beisiegel: o legado de um intelectual em defesa da educação popular pública

Sposito, Marilia Pontes

SEÇÃO: ENTREVISTA

Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers
Vidal, Diana; Rabelo, Rafaela
Religião e educação: um desafio para o trabalho docente – entrevista com Françoise Lantheaume
Setton, Maria da Graça Jacintho; Valente, Gabriela Abuhab
António Nóvoa: uma vida para a educação
Boto, Carlota
A inserção de gênero na educação infantil: a experiência de Portugal – entrevista com Maria João Cardona
Vianna, Cláudia; Alvarenga, Carolina Faria

SEÇÃO: TRADUÇÃO

Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada
Vigotski, Lev Semionovich

Seção temática: ENSINO SUPERIOR

Limites para afiliação à vida acadêmica de estudantes de camadas populares no contexto de expansão universitária
Figueiredo, Alice Cristina
E-ducar o olho e o olhar: narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados
Cazetta, Valéria; Dominguez, Celi Rodrigues Chaves; Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi; Cubero, Josely
O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior
Silva, Paula Francisca da; Melo, Savana Diniz Gomes
Processo de Bolonha e mudanças curriculares na educação superior: para que competências?
Araújo, Christine Veloso Barbosa; Silva, Viviane Nascimento; Durães, Sarah Jane
A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as
Rizza, Juliana Lapa; Ribeiro, Paula Regina Costa; Mota, Maria Renata Alonso
Contra o silêncio racial nos dados universitários: desafios e propostas acerca da Lei de Cotas
Senkevics, Adriano Souza
Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas
Fernandes, Isabel M. B.; Cardim, Sofia
Pedagogias universitárias: as influências das diferentes áreas do conhecimento na atuação docente
Scremin, Greice; Isaia, Silvia Maria de Aguiar

Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso
Inouye, Keika; Orlandi, Fabiana de Souza; Pavarini, Sofia Cristina Lost; Pedrazzani, Elisete Silva

Fraude académico en universitarios en Colombia: ¿Qué tan crónica es la enfermedad?
Martinez, Lina; Enrique Ramírez, R.

Gestión del tiempo en alumnado universitario con diferentes niveles de rendimiento académico
Umerenkova, Angélica Garzón; Flores, Javier Gil

Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos
Ramos, Milena Yumi

Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC
Xavier, Allan Moreira; Steil, Leonardo José

Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014
Wainer, Jacques; Melguizo, Tatiana

Aproximaciones a la deserción universitaria en Chile
Carvajal, Rosa Arancibia; Cervantes, Carmen Trigueros

Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil
Oliveira, Pedro Rodrigues de; Oesterreich, Silvia Aparecida; Almeida, Vera Luci de

¿Qué es relevante históricamente? Pensamiento histórico a través de las narrativas de los estudiantes universitarios
Egea Vivancos, Alejandro; Arias Ferrer, Laura

Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom
Mamede, Walner; Abbad, Gardênia S.

Forças e fraquezas do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília
Almeida, Alexandre Nascimento de

Formação superior rizomática: flexibilidade curricular proposta pela UFABC
Xavier, Allan Moreira; Steil, Leonardo José

SEÇÃO: ARTIGOS

A altivez da ignorância matemática: Superbia Ignorantiam Mathematicae
Attie, João Paulo; Moura, Manoel Oriosvaldo de
TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens
Ferreira, Giselle Martins dos Santos; Castiglione, Rafael Guilherme Mourão
Algunos factores asociados al desempeño académico en matemáticas y sus proyecciones en la formación docente
Cerda, Gamal; Pérez, Carlos; Aguilar, Manuel; Aragón, Estíbaliz
A literatura na formação de futuros cientistas: lição de Frankenstein
Reginato, Valdir; Gallian, Dante Marcello Claramonte; Marra, Suzie
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
Silva, Flaviany Ribeiro da; Assis, Simone Gonçalves
Representações de alunos sobre a integração curricular das TIC no ensino básico
Cruz, Elisabete
O lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná
Vandresen, Daniel Salésio; Gelamo, Rodrigo Pelloso
Práticas pedagógicas num Território Educativo de Intervenção Prioritária
Bastos, Fernanda; Costa-Lobo, Cristina; Pereira, Carla Santos
O ensino secundário centrado nas artes: percepções de jovens do norte de Portugal
Freires, Thiago; Pereira, Fátima
Programas socioeducativos y regulación del trabajo docente en el nivel secundario
Meo, Analía Inés; Milstein, Diana
Control ideológico en los programas secundarios transitorios en Historia y Ciencias Sociales (1974-1981)
Aguayo, Sebastián Neut
Relacionalidad y construcción cultural en la educación temprana: diálogo entre pares menores de 18 meses
Troncoso, Eugenia Pizarro; Arévalo, Sergio Toro
Remuneração de professores de educação básica nos setores público e privado na esfera municipal
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola; Benini, Élcio Gustavo; Dias, Bruna Mendes; Sauer, Leandro
O escritor da pena feiticeira: João Köpke (1852-1926)
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Walking ethnography e entrevistas na análise de experiências estéticas no Cerrado
Iared, Valéria Ghisloti; Oliveira, Haydée Torres de
Dirección escolar y liderazgo pedagógico: un análisis de contenido del discurso de los directores de centros educativos en la Comunidad Autónoma de Andalucía (España)
Ritacco Real, Maximiliano; Amores Fernández, Francisco Javier
Como se constitui o discurso de professores iniciantes em sala de aula
Lobato, Anderson Cezar; Quadros, Ana Luiza de
Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio
Okasaki, Aymê; Kanamaru, Antonio Takao
Isócrates, professor de philosophía
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
Inicios de las Boys Town en España: la Ciudad de los Muchachos de Vallecas (Madrid)
Pericacho Gómez, Francisco Javier; Andrés-Candelas, Mario
A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule
Kuhn, Malcus Cassiano; Bayer, Arno
Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática
Rabelo, Rafaela Silva

Monoculturalidad en las prácticas pedagógicas en la formación inicial docente en La Araucanía, Chile
Arias-Ortega, Katerin; Quintriqueo M., Segundo; Valdebenito Z., Vanessa
¿Qué nos revelan los instrumentos de observación de aula sobre clases de matemática en escuelas con trayectoria de mejoramiento?
França, Franciele Ferreira; Souza, Gizele de
Estudio de casos: tensiones y desafíos en la elaboración de la normativa escolar en Chile
Martínez, Ma. Victoria; Godoy, Felipe; Treviño, Ernesto; Varas, Leonor; Fajardo, Gabriela
Representações sociais sobre a permanência na docência: o que dizem docentes do ensino fundamental?
Nascimento, Ivany Pinto; Rodrigues, Sônia Eli Cabral
A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
Pádua, Marcus Alexandre de; Triani, Felipe da Silva; Cavalcanti, Eliane Cristina Tenório; Novikoff, Cristina
Estudio de casos: tensiones y desafíos en la elaboración de la normativa escolar en Chile
Kroyer, Oscar Nail; Guzmán, Jorge Valdivia; Aguayo, Jorge Gajardo; Almanzor, Carmen Viejo; Salinas, Ricardo Salas; Torres, Gabriel Romero
Hierarquias escolares: desempenho e popularidade
Crochík, José Leon; Dias, Marian Ávila de Lima; Freller, Cintia Copit; Correa, Alex Sandro; Correia, Rodrigo Nuno Peiró
Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey
Fernandes, José Pedro Matos; Araújo, Alberto Filipe; García del Dujo, Ángel
A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos
Sposito, Marilia Pontes; Souza, Raquel; Silva, Fernanda Arantes e
Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes; Marandino, Martha
Resultados e opiniões dos alunos sobre a implantação do ensino a distância em aulas de fonética e fonologia na Universidade Airlangga
Kwary, Deny A.; Fauzie, Sarah
Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte – MUnA
Araújo, Gustavo Cunha de
Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação
Conte, Elaine; Ourique, Maiane Liana Hatschbach
Desenvolvimento numérico de pré-escolares equatorianos: o papel do nível sócio econômico, da qualidade da educação matemática inicial e do tipo de escola
Bojorque, Gina; Torbeyns, Joke; Nijlen, Daniël Van; Verschaffel, Lieven
“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Lima Neto, Avelino Aldo de; Nóbrega, Terezinha Petrucia da
A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado
Cainelli, Marlene; Barca, Isabel
Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambiental
Amaral, Augusto Luis Medeiros; Gentini, Alfredo Guillermo Martin; Amaral, Raquel Avila
Up-to-dateness of the pedagogical renewal in Community of Madrid: a study based on representative schools
Gómez, Francisco Javier Pericacho; Andrés-Candelas, Mario
EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física
Nunes, Mário Luiz Ferrari; Neira, Marcos Garcia
Cinema, educação e imaginários contemporâneos: estudos hermenêuticos sobre distopia, niilismo e afirmação nos filmes O som ao redor, O cavalo de Turim e Sono de inverno
Almeida, Rogério de
Tutorial work and its impact in professor´s research scientific formation
Mirabal, Diane González; Caballero, Gustavo Esteban Achiong
Escolas, cidades e seus patrimônios: dinâmicas escolares de patrimonialização cultural
Silva, Rodrigo Manoel Dias da
A aquisição da leitura em leitores principiantes: erros típicos no português europeu
Simões, Edlia; Martins, Margarida Alves
Education, cultural racism and national security: the intercultural school in contexts of violence
Lepe-Carrión, Patricio
Levels of consciousness of teachers in their guidance function: a typology framed in fuzzy logic
Aguilés, Alícia Villar; Gago, Sonsoles San Román; Dobon, Francesc J. Hernàndez i
Written production in education: reflections on signatures
Mihal, Ivana
Gamification in education: an overview on the state of the art
Ortiz-Colón, Ana-M.; Jordán, Juan; Agredal, Míriam
Using an ICT tool for teaching English in a rural context
Lizasoain C., Andrea; Ortiz de Zárate F., Amalia; Becchi Mansilla, Claudia
(In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso
Silva Neto, Cláudio Marques da; Barretto, Elba Siqueira de Sá
Developing the prospective mathematics teachers’ didactical suitability analysis competence
Giacomone, Belén; Godino, Juan D.; Beltrán-Pellicer, Pablo
Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano
Weiduschadt, Patrícia; Fischer, Beatriz Teresinha Daudt
Not a true copy. Processes of stigmatization in the photographic narrative of media coverage
Kaplan, Carina V.; Saez, Virginia
Desigualdades educacionais e letramento
Silva, Marcos Antonio Batista da; Azevedo, Cleomar
Estereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do Ensino Básico português
Castro, Teresa da Conceição Mendes de; Ramos, Rui Manuel do Nascimento Lima
A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
Vizolli, Idemar; Aires, Helena Quirino Porto; Barreto, Mylena Gonçalves
Os desafios e limites da inserção dos bolsistas do PIBIC – Ensino Médio no campo acadêmico
Oliveira, Adriano de; Bianchetti, Lucídio
Knowledge specialization in school: state intervention in specific fields of knowledge
Acevedo, Cecilia
Política editorial de traduções: John Dewey na Coleção Cultura, Sociedade e Educação, dirigida por Anísio Teixeira
Toledo, Maria Rita de Almeida
Prediction model of first-year student desertion at Universidad Bernardo O´Higgins (UBO)
Pérez, Alexis Matheu; Escobar, Claudio Ruff; Toledo, Marcelo Ruiz; Gutierrez, Luis Benites; Reyes, Germán Morong
Model for self-evaluation and hetero-evaluation of teaching practice in Normal Schools
Noriega, José Ángel Vera; Castro, Gissel Bueno; González, Nohemí Guadalupe Calderón; Figueroa, Francisca Leticia Medina
Percepção de diretores acerca das atribuições na gestão pedagógica de escolas municipais de Jacobina (BA)
Leal, Ione Oliveira Jatobá; Novaes, Ivan Luiz
Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva
Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, Elaine Gomes Matheus; Faria, Paulo Cezar de; Lozano, Daniele; Gomes, Claudia
Efeitos longitudinais da socialização política nos comportamentos de participação de jovens
Rodrigues, Mariana; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro D.
Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica
Barros, Rosanna
A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
Schermack, Lúcia Veiga; Sant’Ana, Izabella Mendes
O paralelismo corpo-mente em Spinoza: notações (im)pertinentes para a educação
Yonezawa, Fernando; Silva, Fabio Hebert da
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola
Forte, Joannes Paulus Silva; Sousa Neto, Manoel Moreira de; Pessoa, Márcio Kleber Morais; Forte, Vinicius Limaverde
Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais
Menegaz, Jouhanna do Carmo; Backes, Vânia Marli Schubert; Zamprogna, Katheri Maris; Lima, Margarete Maria de; Costa, Taís Pereira da
Livro didático e cultura da impressão
Moraes, Didier Dominique Cerqueira Dias de
Formação pedagógica em Moçambique: a voz dos participantes
Kishimoto, Tizuko Morchida; Ito, Lucy Sayuri
Associativismo operário, educação e autonomia na formação da classe trabalhadora em São Paulo (1889-1930)
Costa, Ana Luiza Jesus da
Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento: atravessamentos nos currículos escolares
Vieira, Alexandro Braga; Ramos, Ines de Oliveira; Simões, Renata Duarte
Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
Reis, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos; Ostetto, Luciana Esmeralda
Percepções, dificuldades e ações de professores frente às drogas na escola
Silva, Pâmela Migliorini Claudino da; Galon, Tanyse; Zerbetto, Sonia Regina; Moura, Adaene Alves Machado de; Volpato, Rosa Jacinto; Gonçalves, Angelica Martins de Souza
Effective motivational strategies in pre-service teachers
VALENZUELA, Jorge; MUÑOZ, Carla; MONTOYA LEVINAO, Abigail
(Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
Menegat, Jardelino; Sarmento, Dirléia Fanfa; Rangel, Mary
O recenseamento escolar de 1920 na imprensa paulista: uma campanha cívica de combate ao analfabetismo
Mathieson, Louisa Campbell
Desafios da investigação com crianças na formação de professores:contributos da sociologia da infância
Palos, Ana Cristina
A apropriação do espaço escolar pelo projeto pedagógico: o caso da Escola da Ponte (Portugal)
Silva, Carlos Manique da; Ribeiro, Cláudia Pinto
Programa de Ensino Integral Paulista: problematizações sobre o trabalho docente
Dias, Viviane Cristina
Strategies to promote family participation in child education in Chilean schools
Razeto, Alicia
Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de adaptação e de readaptação
Périco, Franco Gatelli; Gonçalves, Roberto Birch
Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro
Góis Junior, Edivaldo; Soares, Carmen Lucia
Preocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 – anos 1850)