Plano de metas 2017-2019

PLANO DE METAS PARA O TRIÊNIO: 2017-2019

Editores-chefes: Rosângela Gavioli Prieto (EDA) Émerson de Pietri (EDM)
No triênio 2017-2019, a atuação da Comissão Editorial se voltará mais detidamente para o desenvolvimento de ações relacionadas a: 1 Política editorial; 2 Comissão Editorial e Conselho Editorial; 3 Representatividade geográfica e internacionalização; 4 Divulgação e visibilidade; e 5 Gestão financeira. Para cada uma estabelecemos metas e estratégias, conforme segue.
1 Política editorial: manutenção e aprimoramento
META 1.1: transformação da E&P em publicação contínua para diminuir custos e aumentar a agilidade de disponibilização dos textos com o formato de publicação contínua.
Estratégia: monitorar continuamente os indicadores exigidos pela SciELO para revistas Qualis A1.
META 1.2: atuação para ampliar a qualidade dos artigos publicados, diante da crescente quantidade de submissões, considerando sua relevância social e acadêmica, com vistas a potencializar as possibilidades de consultas e de citações pela comunidade de cientistas e educadores.
Estratégias: aprimorar os parâmetros que subsidiam o trabalho da Comissão Editorial, para a realização das avaliações iniciais dos artigos submetidos ao periódico; definir critérios mais rigorosos para o peer review.
META 1.3: captação de artigos de maior qualidade ou que envolvam temas de fronteira do conhecimento, capazes de mobilizar o interesse da comunidade científica. Estratégias: incentivar pesquisadores (em eventos, bancas, projetos em colaboração; junto a pesquisadores de IES de outras regiões, a membros do Conselho editorial), a submeterem seus trabalhos em Educação e Pesquisa; solicitar auxílio a colegas da Feusp para que contribuam com essa ação, particularmente na indicação de contatos.
META 1.4: expansão e aprimoramento do banco de pareceristas.
Estratégia: diversificar a sua composição com a inclusão de pesquisadores de outras
regiões do país e do exterior.
META 1.5: promoção do estabelecimento de diálogos com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Estratégias: intensificar encomendas de entrevistas, principalmente com pesquisadores estrangeiros; convidar docentes da Feusp a realizar de entrevistas com pesquisadores brasileiros e estrangeiros de destaque.
META 1.6: aperfeiçoamento das diretrizes de funcionamento da revista. Estratégias: consolidar os textos de apresentação e divulgação de diretrizes da revista a autores, leitores e pareceristas; revisar e atualizar o Manual do Editor; definir e divulgar a política de ética e plagiarismo adotada pela Educação e Pesquisa.
2 Comissão editorial e do Conselho editorial: expansão da sua composição e consolidação de procedimentos comuns de atuação dos editores-assistentes
META 2.1: ampliação e diversificação a composição da Comissão editorial. Estratégia: convidar pesquisadores de outras Instituições de Pesquisa ou de outras Unidades da USP para compor a Comissão editorial na qualidade de editores- assistentes.
META 2.2: incentivar os membros do Conselho editorial a estabelecer relações mais próximas com a revista, com o auxílio na captação de trabalhos e de divulgação da Revista.
Estratégia: estabelecer contatos mais frequentes com os membros do Conselho editorial em que se solicitem contribuições à Revista.
META 2.3: sistematização e consolidação de procedimentos comuns ao processo editorial.
Estratégia: analisar as atividades próprias ao processo editorial com o objetivo de sistematizar e consolidar procedimentos comuns ao funcionamento da Revista.
3 Representatividade geográfica e internacionalização
META 3.1: ampliação da captação de artigos das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste.
Estratégia: divulgar a Revista para instituições de ensino e/ou de pesquisa dessas regiões, convidando seus pesquisadores a submeterem trabalhos à E&P.
META 3.2: expansão da representatividade internacional.
Estratégias: convidar autores estrangeiros para publicarem na Revista; pesquisar e sugerir relações de temas relevantes e de autores para os quais poderíamos encomendar artigos; incentivar professores da Feusp para publicação de coautorias com os visitantes estrangeiros; divulgar E&P em instituições de pesquisa e/ou de ensino estrangeiras; aumentar o número de artigos vertidos para o inglês.
4 Divulgação e visibilidade
META 4.1: ampliação da distribuição e o acesso à revista dentro e fora do país. Estratégias: aprimorar sistematicamente os veículos de divulgação pela web; alimentar com frequência a página da revista, do blog de Humanas da SciELO e do Facebook; preparar releases, press releases e entrevistas com autores.
5 Gestão financeira da revista
META 5.1: atuação para garantir o financiamento das atividades da Revista. Estratégias: manter atualizada a informação sobre novos editais e responder com celeridade a editais de financiamento publicados por agências de fomento (CNPq e Capes, principalmente); gerir os recursos de financiamento fornecidos pela USP a periódicos da Universidade, estabelecendo prioridades a partir de estudos projetivos
dos custos da E&P; elaborar memorial descritivo para a realização de licitação de serviços de edição do periódico.